O Instituto Gaúcho de Asseio e Serviços (IGAS) esteve presente, nesta quarta-feira (2/4), em uma importante reunião com a secretária de Planejamento, Governança e Gestão do Governo do Estado do RS, Danielle Calazans. O encontro, realizado no CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari), teve como foco apresentar o trabalho desenvolvido pela Câmara Temática do Trabalho Terceirizado (CTT) e buscar, junto ao governo estadual, alternativas que garantam maior proteção aos trabalhadores terceirizados.
Entre as propostas discutidas, ganhou destaque a possibilidade de implantação da conta vinculada para os contratos de terceirização no Estado. A medida, além de proteger os direitos dos trabalhadores, promove maior segurança jurídica às empresas prestadoras de serviço — contribuindo para a qualificação do ambiente concorrencial e a elevação da competitividade no setor.
A busca por soluções conjuntas entre governo, trabalhadores, entidades patronais e institutos especializados é essencial para a construção de um novo patamar de estabilidade, credibilidade e valorização da atividade terceirizada no Rio Grande do Sul.
Participaram da reunião representantes da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, representada por Claudir Nespolo, além de lideranças patronais, sindicais e institucionais ligadas ao segmento:
Representações Patronais:
Adriana Maia Mello (SINDASSEIO/RS)
Mauro Pippi da Rosa (Assessor Jurídico do SINDASSEIO/RS e do IGAS/RS)
Cesar Valmor Tassoni Levorse (Assessor Jurídico do SINDESP/RS)
Representações dos Trabalhadores:
Henrique Fermiano Silva (FEEAC/RS)
José Alex Biton Tápia (Assessor Jurídico da FEEAC/RS)
Antonio Jailson da Silva Silveira (SENERGISUL)
Representações dos Institutos:
Luiz Carlos dos Santos (IGAS)
Lucia Garcia (ITTS)
O IGAS seguirá atuando de forma propositiva e articulada, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento institucional do setor de asseio e serviços, sempre com foco na qualificação, na transparência e na valorização das relações de trabalho.





